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24 de Outubro de 2021

Meu INSS: “Ocorreu um erro ao buscar seus dados”. Dica para resolver o problema

Dica para acessar a plataforma MEU INSS quando sistematicamente aparece mensagem de erro.

Dalisson Miranda, Estudante de Direito
Publicado por Dalisson Miranda
há 2 meses

Há algum tempo, ao acessar o sistema MEU INSS, inserir os dados e fazer o login, me deparava com a seguinte mensagem: “ocorreu um erro ao buscar os seus dados – tentar novamente”.

Geralmente o problema se resolvia apertando a tecla F5 várias vezes (para recarregar a página), ou então acessava em outro horário, pois o próprio INSS informa que, dependendo do horário, há vários acessos simultâneos, o que faz com que a plataforma fique lenta ou indisponível. Quando é o caso, aguardar algum tempo para acessar novamente pode ajudar.

Entretanto, nas últimas semanas, comecei me deparar com essa mensagem de erro independente do horário que acessava: até de madrugada. Para piorar, eu estava com um alto volume de tarefas, de diversos clientes, que precisava cumprir na plataforma, e os dados de todos eles que eu acessava, não importando o horário e de quantas vezes eu recarregava a página, permaneciam indisponíveis, com a mensagem de erro.

Fiquei louco. Eu não conseguia fazer nenhum tipo de requerimento, pegar as negativas para entrar com processos, pegar documentos, etc. A minha atuação previdenciária ficou quase travada. Depois de semanas tendo essas dores de cabeça, tentando vários métodos, tentando entender e resolver o problema, consegui descascar esse abacaxi. Imaginando que, talvez, muitas outras pessoas passem pela mesma situação, resolvi escrever esse artigo para tentar ajudar.

Quero ressaltar algumas coisas. Primeiro: eu não sei o motivo do erro. De acordo com o INSS, isso ocorre devido a quantidade de acessos simultâneos, mas isso só justifica para quando o sistema realmente está sobrecarregado nos horários de picos. Quando trata-se de algo sistemático, que ocorre inclusive de madrugada e por dias ou semanas consecutivas, em diferentes contas, permanece sem explicação.

Segundo, eu não quero tratar de forma objetiva de como resolver o problema. Vou informar o que funcionou pra mim, e pode ser que funcione pra você também. Pode ser que não funcione ou pode ser que consiga resolver a situação de outra forma senão a que eu apresentar aqui. Se você conhece outra forma de resolver isso comente aí embaixo, para que outros possam ser ajudados.

Enfim. Falando da solução, primeiro quero considerar que o erro só acontecia quando eu acessava pelo computador. Ao acessar pelo celular a plataforma funcionava perfeitamente. Por isso a minha tese de que trata-se de um bug no servidor do sistema, e não apenas numa sobrecarga da plataforma.

Como nem tudo dá pra fazer pelo celular, busquei dezenas de formas para resolver o problema de acesso pelo computador. Para resumir, entre outras coisas, testei dezenas de outros navegadores e descobri que em um deles o MEU INSS funcionava perfeitamente: o Ópera.

E é isso. Coisa simples. Difícil foi descobrir a solução. Basicamente eu instalei esse navegador (testei mais de uma dezena e foi o único que conseguir acessar sem erro), e desde então uso ele para acessar a plataforma. No meu navegador habitual (Google Chrome e/ou Mozilla Firefox) continuo sem conseguir acessar a página, persistindo a mensagem de erro, mas basta eu entrar pelo navegador Ópera e… voilá

Você pode baixar o navegador AQUI (é gratuito). E a instalação é rápida e auto-explicativa, além disso é um programa leve e de fácil execução.

Essa foi a dica do dia. Espero que ajude. AQUI há outro artigo com uma dica para solucionar o erro “o CPF informado não foi localizado na base de dados”. Outro bug também muito comum na plataforma.

Se conhece outras dicas, compartilhe conosco aí embaixo. Para ficar por dentro de novos conteúdos siga a minha página. Até mais!

VER TAMBÉM:

[ARTIGO ] Meu INSS dando erro: “O CPF informado não foi localizado na base de dados do INSS” – Como solucionar o problema

[ MODELO ] Pedido de aposentadoria por invalidez por fibromialgia e síndrome do pânico

[ MODELO ] Ação de concessão de aposentadoria por invalidez com pedido subsidiário de auxílio-doença

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